Voltar ao topo.Ver em Libras.

8 Benefícios das fibras solúveis

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:apesar, substratos, formar, géis, isto, chamadas, trato e tempo364 palavras6 min. para ler

Apesar de não ser um ‘nutriente’, a fibra alimentar é muito importante para nossa alimentação e por isso, o papel da sua ingestão tem sido cada vez mais estudado [sup]1,2[/sup]. Antes acreditava-se que elas seriam importantes apenas para melhorar o funcionamento intestinal, mas hoje já se descobriu que o consumo adequado de fibras na dieta pode reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes melito (DM) e algumas desordens gastrointestinais[sup]. [/sup]O aumento na ingestão de fibras também melhora os níveis de colesterol no sangue, reduz os níveis de pressão arterial, melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes melito (DM), auxilia na redução do peso corporal e atua na melhora do sistema imunológico. 
As fibras alimentares são classificadas em dois tipos de fibras, de acordo com seu perfil de solubilidade: Solúveis e insolúveis (leia matéria "O poder das fibras” )
 
Você sabe o que são fibras solúveis?
 
As fibras solúveis: pectinas, mucilagens, gomas (goma arábica e goma guar), inulina, FOS (frutooligossacarídeos), beta-glucan, psyllium, e hemiceluloses tipo A. Estas fibras têm a capacidade de se ligar à água e formar géis (por isto chamadas solúveis). No trato gastrointestinal, retardam o esvaziamento gástrico, o tempo de transito intestinal, diminuem o ritmo de absorção de glicose e colesterol, são substratos para fermentação bacteriana que resultam em gases (hidrogênio, metano e dióxido de carbono) e se transformam em ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que funcionarão como alimento para a flora intestinal saudável e para os enterócitos, importantes para o metabolismo intestinal.São encontradas principalmente em alimentos como frutas e verduras, mas também em cereais (aveia e cevada) e leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha).
 
O papel benéfico das fibras solúveis
 
»» Retardam o esvaziamento gástrico podendo dar sensação de saciedade;
»» Alteram o metabolismo no cólon através da produção dos AGCC;
»» Modulam a mobilidade gastrointestinal;
»» Promovem o desenvolvimento da flora intestinal;
»» Proporcionam energia para a mucosa intestinal;
»» Diminuem o pH do cólon, dificultando o surgimento de bactérias patogênicas;
»» Melhoram a proteção contra infecção;
»» Aumentam a tolerância à glicose.

Fonte: Revista Essentia Pharma Edição 7.

Fonte: