
De acordo com um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society em 2014 constatou que uma dieta rica em proteínas, pode ajudar os idosos a manter um nível mais elevado da função física, psicológica e social. A pesquisa sugere que à medida que as pessoas envelhecem, a sua capacidade de absorver e processar a proteína pode diminuir. Para compensar essa perda, as exigências de proteína podem aumentar com a idade.
No Instituto Nacional de Saúde e Nutrição, no Japão, estudo revelou que homens no maior quartil de ingestão de proteína animal apresentaram uma diminuição de 39% de chance do declínio funcional de nível mais alto do que aqueles no quartil mais baixo. Essas associações não foram vistas em mulheres. Não foi observada nenhuma associação consistente entre a ingestão de proteína vegetal e redução do declínio funcional em ambos os sexos .
Hoje o mercado de suplementos oferece inúmeras variedades de proteínas além do Whey Protein, algumas opções de origem vegetal e outras de origem animal, porém produtos sem traços de proteínas lácteas e lactose. São ótimas opções de complementos proteicos para as pessoas intolerantes ou alérgicas ao leite de vaca, e também pode ser uma forma saudável para incluir mais proteína na dieta de todos, desde crianças até idosos. Para esclarecer a que melhor se enquadra no seu perfil é sempre importante consultar um profissional habilitado para que sejam avaliadas as necessidades individuais para a sua idade e nível de atividade.
Fonte: Revista Essentia Pharma Edição 7