Voltar ao topo.Ver em Libras.

IMC X Gordura Corporal

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:magnética, diversas, medições, dessas, além, medidas, como e utilizados285 palavras4 min. para ler

O famoso IMC, ou índice de massa corporal, é um método simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal e é calculado dividindo o peso do indivíduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros (IMC = Kg / m²). Se a conta for maior que 25 já é possível diagnosticar um sobrepeso.Porém, o IMC não distingue entre diferentes tipos de adiposidade e tornou-se pouco usado pelos especialistas na atualidade.
Temos visto que alguns tipos de adiposidades estão mais associados por exemplo, a doença cardiovascular. Estudos mais recentes dos diferentes tipos de tecido adiposo, tem demonstrado que a obesidade central (em forma de maçã, tipicamente masculina) tem uma correlação muito superior à doença cardiovascular, que o IMC por si só não consegue especificar.
Atualmente, os médicos tem utilizado diversas maneiras de diagnosticar a obesidade, sendo uma delas a medida da circunferência. A circunferência absoluta (>102 cm para homens e >88 cm para mulheres) e o índice cintura-quadril (>0.9 para homens e >0.85 para mulheres) são, ambos, utilizados como medidas da obesidade central.
Além dessas medições, ainda existe o IAC ou Índice de Adiposidade Corporal e a medição da gordura corporal.
Médicos e cientistas, em geral, concordam que homens com mais de 25% de gordura e mulheres com mais de 30% de gordura são obesos. Porém, é difícil medir a gordura corporal com precisão. Os dois métodos mais simples são o teste da dobra, no qual a pele do abdómen é pinçada e medida para determinar a grossura da camada de gordura subcutânea; e o teste de bioimpedância, que só deve ser realizado em clínicas especializadas e não deve ser feito com frequência. Outras formas de medir a gordura corporal incluem a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Fonte: