Voltar ao topo.Ver em Libras.

Manutenção do Peso após Tratamento de Emagrecimento

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:tratamento, médico, peso, emagrecimento, fase, não, paciente e importância231 palavras3 min. para ler

O que fazer para não recuperar o peso após o tratamento de emagrecimento? Este, sem dúvida, é um dos questionamentos mais frequentes antes, durante e após o tratamento.
É de grande importância, pois um grande percentual dos pacientes, reganham os quilos depois de um tempo de afastamento do cuidado médico.
Atualmente, sabemos que cerca de 90% dos pacientes que conseguiram um emagrecimento, através de qualquer método ou tratamento, tendem a recuperar o peso perdido, num prazo de 3 anos.
Para que isto não ocorra cabe ao médico ressaltar a importância desta fase, conhecida como Fase de Manutenção. Nesta etapa é natural que o paciente encontre dificuldades, pois terá que dar continuidade às modificações iniciadas durante o tratamento e que não podem ser interrompidas, como as mudanças de hábitos alimentares e comportamentais.
As atividades físicas que tenham sido introduzidas ou mantidas durante o período de emagrecimento devem se consolidar como hábitos de vida, para evitar uma diminuição do gasto energético, bem como a alimentação saudável.
Cabe ao médico, nesta fase, ensinar ao paciente como gerenciar seu problema de peso com a mediação do aumento gradual da ingestão alimentar equilibrando com seu gasto energético diário.
Também, faz-se necessário todo um Programa de manutenção de medicação, caso seja usada, a fim de propiciar ao paciente a retirada gradual desta.
Exames laboratoriais anteriores ao tratamento deverão ser comparados e acompanhados durante todas as fases do tratamento.