Voltar ao topo.Ver em Libras.

Nutrologia Esportiva

« Mais recente🔀🛈Categoria:Geral
ImprimirReportar erroTags:esperado, ou, modalidade, finalidades, específicas, exemplo, aumento e força274 palavras4 min. para ler

A Nutrologia Esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em nutrologia, fisiologia e bioquímica no esporte e atividades físicas. Entre os principais objetivos da nutrologia esportiva estão promover a saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação após os exercícios.A nutrologia esportiva é uma área acadêmica intimamente relacionada a especialidade médica de Nutrologia, ao curso de Educação Física e de Nutrição tendo a alimentação como um dos aliados mais importantes na conquista dos resultados.
A alimentação balanceada para cada tipo de esporte, e consequentemente cada tipo de atleta, é responsável por manter a produção de energia estável. Desta forma, todas as reações orgânicas do corpo se equilibram. O corpo humano é composto basicamente de água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes são fornecidos ao organismo através de uma seleção de alimentos que possuem as características necessárias para repor os nutrientes gastos nas atividades esportivas.
Desta forma a nutrologia esportiva auxilia o programa de treinamento de cada modalidade, tendo finalidades específicas, como por exemplo, aumento de força ou hipertrofia muscular.
Atualmente a nutrologia esportiva é considerada por pesquisadores como o segundo fator que mais influencia o desempenho de atletas. O primeiro fator é o treinamento.
Dentro da especialidade, está a verificação também da parte hormonal e orientação sobre o uso da reposição e de suplementos, quando necessário.
Os esportistas da musculação, devem tomar muito cuidado no uso de qualquer anabolizante, pois poderá trazer sérios problemas de saúde futuros e até a morte. Também o uso de suplementos deve ser controlado e orientado com precisão, pois podem até sobrecarregar a função hepática, causar malefícios e até não darem o resultado esperado..

Fonte: