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Pele bonita é sinal de boa saúde

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ImprimirReportar erroTags:pele, ser, alguns, alimentos, pode, ajudam, problemas e vitamina366 palavras5 min. para ler

Uma boa alimentação pode ser fundamental para amenizar alguns problemas da pele.

Nada como a orientação de um médico Nutrólogo !

Dermatologista alerta para a tentativa de resolver problemas sem ajuda profissional

Alguns alimentos específicos ajudam a manter beleza da cútis / Shutterstock Alguns alimentos específicos ajudam a manter beleza da cútis Shutterstock


Da Redação vivabem@band.com.br

Longe de ser só um sinal de vaidade, uma pele bonita indica que sua saúde também está boa.


Segundo a dermatologista Pietra Martini, diversas alterações na derme precisam ser corrigidas com tratamentos simultâneos. Por isso, a única forma de identificar o problema é passar pelo diagnóstico de um profissional especialista.


A médica alerta que mais da metade das pessoas consulta amigos ou a internet para tentar sanar seus problemas de pele. Com isso, as doenças se agravam e o tratamento encarece.


"Em alguns casos o problema de pele está associado à má alimentação", diz a médica.


Isso é comum em quem fez alguma dieta racial sem acompanhamento especializado ou foi submetido á umacirurgia bariátrica. 


"Já atendi pessoas que depois da cirurgia de redução do estômago chegaram ao consultório com falhas no cabelo", conta Martini.


Uma pele muito ressecada, por exemplo, pode indicar alterações na tireóide ou diabetes, enquanto manchas vermelhas na perna podem ser sinais da queda de plaquetas no sangue. Por sua vez, uma pele muito oleosa e com acne pode ser fruto de alterções hormonais ou ovário polocístico.


Para economizar com os cremes anti-idade e ficar com a pele sempre bonita, a dermatologista recomenda, além da consulta com um especialista nutrólogo, o consumo regular de alguns alimentos. Confira abaixo quais são:


Frutas cítricas

Contêm  vitamina C, que ajudam na hidratação.


Nozes

Ricas em manganês e cobre, fazem parte da síntese de colágeno, que deixa a pele mais forte.


Mamão, gema de ovo, fruta e vegetais de cor amarela

Fontes de vitamina A, que mantém a integridade da pele.


Castanhas e leguminosas

Ricas em zinco e vitamina E, têm poder antioxidante.


Frutos do mar, carne bovina, aves

Os alimentos contêm selênio, outro antioxidante.