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Saiba um pouco sobre nutrição e bom desempenho atlético

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ImprimirReportar erroTags:são, alimentos, não, nutrientes, elas, energia, também e calorias537 palavras8 min. para ler

Nutrição é a soma de processos que envolvem a ingestão e o metabolismo dos alimentos pelos organismos vivos. O metabolismo é um conjunto de reações pelas quais os alimentos são manipulados para fornecer energia e outros nutrientes ao corpo.
Com o consumo de uma grande variedade de alimentos, você obtém todos os nutrientes de que precisa para a manutenção do crescimento e desenvolvimento de todas as células,como também para a regulação dos processos metabólicos e fornecimento da energia suficiente para um controle adequado de peso. Isso é o que significa uma alimentação balanceada. E o que fazer para alcançá-la?

Existem 3 regras básicas para uma alimentação saudável e balanceada:

-VARIEDADE – não existe um alimento completo. Cada alimento contém nutrientes essenciais.

-MODERAÇÃO – Todos os alimentos fazem bem ao nosso organismo. Porém, devem ser consumidos com moderação.

-PROPORCIONALIDADE – No dia a dia, você deve ingerir uma maior quantidade de alimentos mais saudáveis, comparada com a porção daqueles mais pobres em nutrientes. Sempreque possível, escolha alimentos naturais ou pouco processados. Por exemplo: coma mais pão integral do que pão branco; consuma mais batata cozida do que frita. Geralmente, os alimentos naturais têm maior valor nutricional e menor quantidade de aditivos químicos.

OS NUTRIENTES E AS SUAS FUNÇÕES

 1 – Carboidratos

Os carboidratos são fontes de calorias, combustíveis necessários para os músculos e cérebro. Eles atuam como fontes primárias de energia. O ideal é você consumir cerca de 60% das calorias de que precisa na forma de amido e açúcares (como frutas, hortaliças, pães e grãos).

- Fibras:
As fibras são essenciais para a saúde. Entretanto, pelo fato de não serem absorvidas no intestino, elas não são usualmente chamadas de nutrientes. As fibras, embora a maioria seja carboidratos, formam uma classe especial de alimentos.

 2 – Gorduras

As gorduras também são fontes de energia, que queimamos durante atividades de baixa intensidade, como ler ou dormir, e em exercícios de longa duração, como andar de bicicleta vagarosamente.

Você deve controlar seu consumo de gordura. A quantidade recomendada é, no máximo, 30 % das calorias totais diárias.

3 – Proteínas

As proteínas são essenciais para a construção e reparação de glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos. Também são importantes na produção de hormônios. Durante a digestão e absorção, elas são divididas em aminoácidos no nosso intestino. Aproximadamente 15% das calorias necessárias devem vir de alimentos ricos em proteína, como peixes, aves, carnes e feijões.

4 – Vitaminas

As vitaminas são substâncias que aceleram e regulam as reações químicas do corpo. Elas dividem-se em : A, D, E, K, C e as do complexo B. Algumas delas, o corpo não produz. Por isso, elas devem ser obtidas através da alimentação. As vitaminas não são fontes de energia. Ou seja, elas não engordam.

5 – Minerais

Os minerais são obtidos dos alimentos e, combinados de várias maneiras, formam as estruturas do corpo. Eles também participam da regulação de processos do organismo. Além do ferro, destacam-se o magnésio, o fósforo, o sódio, o potássio e o zinco. Os minerais, assim como as vitaminas, não fornecem calorias.

6 -  Água

A água é uma substância essencial. Ela compõe aproximadamente de 60 a 75 % do nosso peso. Esse líquido estabiliza a temperatura do corpo, transporta nutrientes para dentro das células e coloca os produtos indesejáveis para fora delas. Também, não engorda.