Obs.: você está visualizando a versão para impressão desta página.

Transtornos Alimentares

Abaixo, informações completas sobre mais esse tratamento.
Ver imagem ampliadaVer imagem ampliadaOs transtornos da conduta alimentar constituem uma área de enorme interesse médico, nutricional e psicológico.

O diagnóstico precoce leva a um maior êxito no tratamento da doença. Infelizmente pessoas com Anorexia Nervosa podem não receber tratamento até que tenham tornado-se perigosamente magras e desnutridas, pois negam ter algum problema para seus familiares e amigos. As pessoas com Bulemia Nervosa, por outro lado, escondem sua doença dos outros durante anos sendo mais difícil superar o transtorno. Quanto mais tempo persistir o comportamento alimentar anormal mais difícil será a recuperação do distúrbio da conduta alimentar e seus efeitos no organismo.

A complexa etiopatogenia multifatorial dos transtornos da conduta alimentar leva à necessidade de uma abordagem integral de tratamento com enfoque interdisciplinar. As áreas de tratamento médico, nutricional e psicológico se integram em todo momento e as avaliações nessas áreas devem ser feitas periodicamente, já que se configuram em doenças evolutivas e de curso crônico. Considera-se imprescindível que o paciente forme um bom vínculo terapêutico com o profissional a fim de que ele possa aceitar as orientações com relação ao estado clínico, complicações, bem como lidar com as expectativas referentes ao tratamento. A desnutrição persistente do paciente com AN pode gerar sintomas psicológicos de natureza orgânica, de forma que muitos transtornos psicológicos podem ser conseqüência de uma manifestação de fome. Assim, até que a boa nutrição seja restabelecida, o paciente pode encontrar dificuldade para assimilar e processar novas informações.

Existe consenso num enfoque interdisciplinar de tratamento. A Associação de Psiquiatria Americana, APA ressalta a importância de uma equipe interdisciplinar interagir na avaliação e no tratamento das pacientes com distúrbios alimentares, bem como a necessidade do acompanhamento nutricional tanto na A.N. como na B.N. e suas formas subclínicas. A Associação Brasileira de Nutrologia considera importante que a educação nutricional seja integrada dentro da equipe que trata pacientes com A.N, B.N e TCAP em forma ambulatorial ou de internação. A forma mais adequada de tratamento é uma abordagem interdisciplinar (co-terapias) da situação da pessoa e sua família, onde convergem diferentes disciplinas e múltiplas técnicas que devem harmonizar-se para cada paciente em particular.

Tenho interesse nesse tratamento:

128--